Logo tipo - resumo para aulas

O critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente - EF09GE06

O critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente

O critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente foi criado durante os séculos XVI ao XX, quando países europeus como o Reino Unido, França, Espanha e Portugal estabeleceram colônias em várias partes do mundo para explorar recursos naturais e exercer controle político e econômico.

Trazendo consequências políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais para diferentes países.

Sistema Colonial e divisão do mundo:
Implementação do Sistema Colonial: Durante os séculos XVI ao XX, países europeus como o Reino Unido, França, Espanha e Portugal estabeleceram colônias em várias partes do mundo para explorar recursos naturais e exercer controle político e econômico.

As consequências políticas incluem:
Domínio político: As potências coloniais controlam as colônias impondo seu poder político e governamental. Isso levou os colonizados a perderem sua autonomia política em adotar sistemas políticos estrangeiros.

Processos de descolonização: Muitas colônias buscaram autonomia política após a Segunda Guerra Mundial, o que levou a uma onda de descolonização que atingiu nações em todo o mundo.

Consequências econômicas:
Exploração de recursos: As potências coloniais exploravam os recursos naturais das colônias para beneficiar suas economias.

Isso frequentemente levava à extração intensiva e à exploração desigual desses recursos.

Dependência econômica: Muitos países colonizados tiveram suas economias moldadas para atender aos interesses das potências coloniais, o que resultou em dependência econômica e desigualdades estruturais persistentes.

Consequências sociais:
Desestruturação social: A colonização frequentemente levava à desestruturação das sociedades nativas, resultando em perdas culturais, deslocamento de populações e conflitos sociais.

Hierarquias raciais e segregação: O sistema colonial estabeleceu hierarquias raciais e práticas de segregação, criando divisões sociais e perpetuando a discriminação racial e étnica.

Consequências culturais:
Assimilação cultural: As potências coloniais impuseram sua cultura sobre as colônias, muitas vezes buscando assimilar os povos colonizados à cultura dominante. Isso resultou na perda de identidade cultural e na marginalização de práticas e tradições locais.

Sincretismo cultural: Em alguns casos, ocorreu um processo de sincretismo cultural, com a fusão de elementos culturais coloniais e indígenas, resultando em novas formas culturais híbridas.

Consequências ambientais:
Exploração de recursos naturais:
A colonização frequentemente resultou na exploração intensiva e na degradação dos recursos naturais das colônias, levando a impactos ambientais negativos, como desmatamento, esgotamento de solos e poluição.

Perda de biodiversidade: A introdução de espécies estrangeiras e a alteração de ecossistemas nativos tiveram consequências negativas para a biodiversidade, resultando na perda de espécies e na destruição de habitats.

Exercícios
1-Quais são as consequências políticas da implementação do Sistema Colonial?
A) Perda de autonomia política e adoção de sistemas políticos estrangeiros.
B) Processos de descolonização e busca por autonomia política.
C) Domínio político das potências coloniais sobre as colônias.
D) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

2-Quais são as consequências sociais da colonização?
A) Desestruturação social, perda cultural e conflitos sociais.
B) Hierarquias raciais e segregação.
C) Deslocamento de populações e discriminação racial e étnica.
D) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

3-Quais são as consequências ambientais da colonização?
A) Exploração intensiva e degradação dos recursos naturais das colônias.
B) Perda de biodiversidade e destruição de habitats.
C) Impactos negativos como desmatamento, esgotamento de solos e poluição.
D) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

1-Gabarito: D) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
2-Gabarito: D) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
3-Gabarito: D) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

 

Henrique de Melo – Professor e Pedagogo

Está gostando das aulas?
Compartilhe!!

CONCURSO PARA PROFESSORES DE SP: PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO
PROFESSORES DO ESTADO DE SÃO PAULO (Acesse o Link abaixo)...
Professores Categoria O SP- Concurso Processo Seletivo para 2025
As conquistas de direitos políticos, sociais e civis no Brasil...
Feminismo e Anarquismo no Brasil- EF09HI09
As conquistas de direitos políticos, sociais e civis no Brasil...
A política do “Pão e Circo” no Império Romano
A política do “Pão e Circo” no Império Romano foi...
American Way of Life – Estilo de Vida Americano
O American Way of Life – Estilo de Vida Americano,...
direito
©2024 Resumo Para Aulas
Rolar para cima