Linguagem cartográfica – EM13CHS106
Ao utilizar a linguagem cartográfica, é possível interpretar e criar mapas, compreendendo informações geográficas e espaciais.
A linguagem gráfica envolve a interpretação e produção de gráficos, diagramas e representações visuais para comunicar informações de forma mais clara e acessível.
Já a linguagem iconográfica refere-se à interpretação e produção de imagens e símbolos, compreendendo seu significado e contexto cultural.
Além disso, essa habilidade enfatiza a utilização crítica e reflexiva de diferentes gêneros textuais, como textos argumentativos, narrativos, informativos, entre outros, para expressar ideias, comunicar-se de forma eficaz e compreender diferentes perspectivas.
O uso ético das tecnologias digitais de informação e comunicação é destacado, enfatizando a importância de compreender os impactos sociais, culturais e éticos dessas tecnologias, bem como utilizar de forma consciente, responsável e segura. Isso inclui a capacidade de avaliar criticamente as informações encontradas online, respeitar a privacidade e os direitos autorais, e utilizar as tecnologias para criar e compartilhar conhecimentos de maneira ética.
No contexto escolar e em outras práticas sociais, essa habilidade promove o desenvolvimento de competências para se comunicar de forma eficiente, acessar informações relevantes, analisar criticamente conteúdos, resolver problemas complexos e se envolver ativamente na construção de conhecimentos e na participação cidadã.
Em suma, a habilidade de utilizar linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética é essencial para uma participação ativa e autônoma na sociedade contemporânea, permitindo a interação efetiva com a informação, a construção de conhecimentos e o exercício de protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Atividades:
1-Qual é a principal característica da linguagem cartográfica?
a) Compreende a interpretação e produção de imagens e símbolos.
b) Enfatiza a utilização crítica e reflexiva de diferentes gêneros textuais.
c) Permite interpretar e criar mapas, compreendendo informações geográficas e espaciais.
d) Destaca a importância do uso ético das tecnologias digitais.
2-Qual é o foco da linguagem gráfica?
a) Compreender informações geográficas e espaciais.
b) Interpretar e produzir imagens e símbolos.
c) Utilizar de forma ética as tecnologias digitais.
d) Refletir sobre diferentes perspectivas.
3-Qual é a importância do uso ético das tecnologias digitais de informação e comunicação?
a) Permite interpretar e criar mapas.
b) Enfatiza a utilização crítica e reflexiva de diferentes gêneros textuais.
c) Compreender informações geográficas e espaciais.
d) Compreender os impactos sociais, culturais e éticos das tecnologias e utilizá-las de forma consciente, responsável e segura.
1-Resposta correta: c) Permite interpretar e criar mapas, compreendendo informações geográficas e espaciais.
2-Resposta correta: b) Interpretar e produzir imagens e símbolos.
3-Resposta correta: d) Compreender os impactos sociais, culturais e éticos das tecnologias e utilizá-las de forma consciente, responsável e segura.
Henrique de Melo – Professor e Pedagogo