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Modificações das paisagens pelas sociedades - EF06E02

As modificações das paisagens por diferentes tipos de sociedades são abordadas no contexto que grupos sociais, como povos indígenas e comunidades tradicionais, possuem uma relação profunda e diversa com a terra, sendo influenciados por ela e também a moldando de maneiras distintas.

Os povos originários, que incluem povos indígenas em diferentes partes do mundo, possuem uma conexão ancestral com seus territórios.

Suas práticas culturais e modos de vida estão intrinsecamente ligados à preservação ambiental e à sustentabilidade.

Através da agricultura ancestral, como o manejo de roças e sistemas agroflorestais, eles têm modificado as paisagens para atender às suas necessidades alimentares e promover a diversidade de espécies. Essas práticas são caracterizadas por um equilíbrio cuidadoso entre a exploração dos recursos naturais e a preservação dos ecossistemas.

Comunidades tradicionais, como quilombolas, ribeirinhos, seringueiros, entre outros, também têm uma relação estreita com a terra e a paisagem. Suas práticas de uso dos recursos naturais são baseadas em conhecimentos tradicionais transmitidos ao longo das gerações.

Essas comunidades muitas vezes moldam as paisagens através de técnicas agrícolas sustentáveis, como a agricultura de subsistência e a agroflorestal, promovendo a diversidade de cultivos e a conservação dos recursos naturais.

Comparativamente, as modificações de paisagens por sociedades ocidentais industrializadas são frequentemente caracterizadas por uma exploração intensiva dos recursos naturais, visando à produção em larga escala e ao crescimento econômico.

Essa abordagem tem causado impactos significativos no meio ambiente, como desmatamento, degradação dos solos, poluição e perda de biodiversidade.

A busca pelo desenvolvimento econômico muitas vezes coloca em risco a sustentabilidade dos ecossistemas e as formas de vida tradicionais.

A análise e comparação das modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedades destacam a importância de valorizar os conhecimentos tradicionais e as práticas sustentáveis presentes em povos originários e comunidades tradicionais.

Esses grupos oferecem exemplos de como é possível estabelecer uma relação harmoniosa com o ambiente, promovendo a conservação dos recursos naturais e a resiliência dos ecossistemas.

É importante ressaltar que essa é uma visão geral e que as modificações de paisagens podem variar amplamente entre diferentes grupos sociais, dependendo de suas especificidades culturais, históricas e geográficas.
Análise do texto:
O texto aborda a relação entre diferentes grupos sociais e a terra, destacando a forma como eles moldam e são moldados pela paisagem. Enfatiza a conexão ancestral dos povos originários com seus territórios, suas práticas culturais sustentáveis e o equilíbrio entre a exploração dos recursos naturais e a preservação dos ecossistemas.

Também menciona as comunidades tradicionais e suas técnicas agrícolas sustentáveis, contrastando-as com as modificações de paisagens por sociedades ocidentais industrializadas, que tendem a ter impactos ambientais negativos. Destaca a importância de valorizar os conhecimentos tradicionais e as práticas sustentáveis desses grupos.

Com base nessa análise, podemos formular três exercícios com atividades alternativas e seus respectivos gabaritos:

Exercício 1:
Qual grupo social possui uma conexão ancestral com seus territórios e práticas culturais sustentáveis?

A) Povos originários.
B) Comunidades tradicionais.
C) Sociedades ocidentais industrializadas.

D) Grupos urbanos.

Exercício 2:
Quais grupos sociais geralmente moldam as paisagens através de técnicas agrícolas sustentáveis?

A) Povos originários.
B) Sociedades ocidentais industrializadas.
C) Comunidades urbanas.
D) Grupos migrantes.

Exercício 3:
Como as modificações de paisagens por sociedades ocidentais industrializadas diferem das práticas sustentáveis de povos originários e comunidades tradicionais?

A) Visam a preservação dos ecossistemas.
B) Promovem a diversidade de cultivos.
C) Buscam o crescimento econômico.
D) Valorizam os conhecimentos tradicionais.

1-Gabarito: A) Povos originários
.
2-Gabarito: A) Povos originários.
3-Gabarito: C) Buscam o crescimento econômico.

Henrique de Melo – Professor e Pedagogo

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