O Sistema Solar é um conjunto de corpos celestes que orbitam uma estrela central, o Sol. Ele inclui planetas, luas, asteroides, cometas e outros objetos. A formação do Sistema Solar ocorreu há cerca de 4,6 bilhões de anos a partir da nebulosa solar, uma nuvem de gás e poeira que colapsou sob a gravidade.
Antecedentes
Os primeiros estudos sobre o Sistema Solar remontam à Antiguidade, com civilizações como os babilônios e os gregos, que observaram os movimentos dos planetas. No século XVI, Nicolau Copérnico propôs o modelo heliocêntrico, que colocava o Sol no centro, desafiando a visão geocêntrica predominante na época.
Envolvidos
Astrônomos e cientistas ao longo da história, como Galileu Galilei e Johannes Kepler, contribuíram significativamente para a compreensão do Sistema Solar, através de observações e formulações matemáticas que descreveram as órbitas dos planetas.
Desenvolvimento
A compreensão do Sistema Solar evoluiu com a descoberta de novos planetas e fenômenos. O advento da astronomia moderna, com telescópios e sondas espaciais, permitiu explorar os planetas e suas características de maneira mais detalhada.
O Sistema Solar é composto por oito planetas, que podem ser divididos em dois grupos: os planetas terrestres e os planetas gasosos.
Mercúrio
Características: É o planeta mais próximo do Sol e o menor do Sistema Solar. Tem uma superfície rochosa e temperaturas extremas, variando de muito quente durante o dia a muito frio à noite.
Vênus
Características: Conhecido como o “planeta irmão” da Terra, possui uma atmosfera densa composta principalmente de dióxido de carbono, resultando em um efeito estufa intenso. As temperaturas são extremamente altas.
Terra
Características: O único planeta conhecido a abrigar vida. Possui água em estado líquido, uma atmosfera rica em oxigênio e uma diversidade de ecossistemas.
Marte
Características: Chamado de “planeta vermelho” devido ao óxido de ferro em sua superfície. Possui calotas polares e é considerado um potencial candidato para exploração humana futura.
Júpiter
Características: O maior planeta do Sistema Solar, é um gigante gasoso com uma atmosfera composta principalmente de hidrogênio e hélio. Possui uma grande mancha vermelha, que é uma tempestade gigantesca.
Saturno
Características: Conhecido por seus impressionantes anéis, que são compostos de gelo e partículas de rocha. Também é um gigante gasoso, com uma atmosfera semelhante à de Júpiter.
Urano
Características: Um gigante gasoso que possui uma coloração azulada devido ao metano em sua atmosfera. É único por ter um eixo de rotação inclinado, fazendo com que gire praticamente de lado.
Netuno
Características: O planeta mais distante do Sol, é um gigante gasoso com uma atmosfera ativa e ventos extremamente fortes. Sua cor azul é também devido ao metano.
Atividade
Qual é o planeta mais próximo do Sol?
Qual planeta é conhecido por ter anéis?
Qual é o único planeta conhecido a abrigar vida?
Gabarito
Fonte
NASA. “Solar System Exploration.” Disponível em: NASA (acesso em outubro de 2023).
Professor e Pedagogo – Henrique de Melo