Logo tipo - resumo para aulas

Transformações Químicas - EF09CI02


Transformações químicas
– Identificar e comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas

Reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas

Ao realizar transformações químicas, é importante identificar e comparar as quantidades de reagentes e produtos envolvidos, estabelecendo a proporção entre suas massas. Essa relação é fundamental para entender as reações químicas e determinar a quantidade de substâncias necessárias ou produzidas.

Resumo sobre o assunto

A proporção entre as massas dos reagentes e produtos em uma reação química é determinada pela estequiometria da reação. A estequiometria é a relação quantitativa entre as substâncias envolvidas em uma transformação química. Ela é baseada nas proporções definidas pelas fórmulas químicas e nas leis da conservação da massa.

Para estabelecer a proporção entre as massas dos reagentes e produtos, é necessário conhecer as fórmulas químicas das substâncias envolvidas na reação. A partir dessas fórmulas, é possível determinar a relação molar entre os reagentes e produtos. Essa relação molar pode ser usada para estabelecer a proporção entre as massas das substâncias.

Por exemplo, considere a reação de combustão completa do metano (CH4) com o oxigênio (O2) para formar dióxido de carbono (CO2) e água (H2O):

CH4 + 2O2 -> CO2 + 2H2O

Nessa equação, a proporção entre as massas do metano e do oxigênio é 1:2. Isso significa que, para reagir completamente com uma quantidade fixa de oxigênio, é necessário 1 parte de metano para 2 partes de oxigênio em massa.

Essa proporção também se aplica aos produtos da reação. A relação molar entre o metano e o dióxido de carbono é 1:1, ou seja, a massa de metano é igual à massa de dióxido de carbono produzida. Da mesma forma, a relação molar entre o metano e a água é 1:2.

A determinação das proporções entre as massas dos reagentes e produtos em uma reação química é fundamental para a realização de cálculos estequiométricos, nos quais é possível determinar a quantidade de substâncias envolvidas em uma reação com base em uma massa conhecida.

Atividade: Identificar e Comparar Quantidades em Transformações Químicas

1-Qual é a relação estequiométrica entre o metano (CH4) e o oxigênio (O2) na reação de combustão completa mencionada no texto?

a) 1:1
b) 1:2
c) 2:1
d) 2:2

2-Na reação de combustão completa do metano, qual é a relação entre a massa do metano e a massa de dióxido de carbono (CO2) produzida?

a) 1:1
b) 1:2
c) 2:1
d) 2:2

3-Considere a reação de formação de água (H2O) a partir do hidrogênio (H2) e do oxigênio (O2). Qual é a relação estequiométrica entre o hidrogênio e a água?

a) 1:1
b) 1:2
c) 2:1
d) 2:2

Gabarito:
1-b) 1:2
2-a) 1:1
3-b) 1:2

Henrique de Melo – Professor e Pedagogo

Está gostando das aulas?
Compartilhe!!

CIÊNCIAS – 6º ANO – 24 AULAS EM PDF – 1ºBIM
24 AULAS EM PDF – CIÊNCIAS 6º ANO 1ºBIM; Aproveite...
Questões de Concursos e entrevistas para Educação Infantil
Tema: Reflexões e Práticas na Educação Infantil: Preparando Educadores para...
O Universo e os Telescópios
O Universo é um vasto e complexo espaço que contém...
O Sistema Solar
O Sistema Solar é um conjunto de corpos celestes que...
Primavera Árabe – 2010
A Primavera Árabe foi uma série de protestos e revoltas...
direito
©2025 Resumo Para Aulas
Rolar para cima