Logo tipo - resumo para aulas

O critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente - EF09GE06

O critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente

O critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente foi criado durante os séculos XVI ao XX, quando países europeus como o Reino Unido, França, Espanha e Portugal estabeleceram colônias em várias partes do mundo para explorar recursos naturais e exercer controle político e econômico.

Trazendo consequências políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais para diferentes países.

Sistema Colonial e divisão do mundo:
Implementação do Sistema Colonial: Durante os séculos XVI ao XX, países europeus como o Reino Unido, França, Espanha e Portugal estabeleceram colônias em várias partes do mundo para explorar recursos naturais e exercer controle político e econômico.

As consequências políticas incluem:
Domínio político: As potências coloniais controlam as colônias impondo seu poder político e governamental. Isso levou os colonizados a perderem sua autonomia política em adotar sistemas políticos estrangeiros.

Processos de descolonização: Muitas colônias buscaram autonomia política após a Segunda Guerra Mundial, o que levou a uma onda de descolonização que atingiu nações em todo o mundo.

Consequências econômicas:
Exploração de recursos: As potências coloniais exploravam os recursos naturais das colônias para beneficiar suas economias.

Isso frequentemente levava à extração intensiva e à exploração desigual desses recursos.

Dependência econômica: Muitos países colonizados tiveram suas economias moldadas para atender aos interesses das potências coloniais, o que resultou em dependência econômica e desigualdades estruturais persistentes.

Consequências sociais:
Desestruturação social: A colonização frequentemente levava à desestruturação das sociedades nativas, resultando em perdas culturais, deslocamento de populações e conflitos sociais.

Hierarquias raciais e segregação: O sistema colonial estabeleceu hierarquias raciais e práticas de segregação, criando divisões sociais e perpetuando a discriminação racial e étnica.

Consequências culturais:
Assimilação cultural: As potências coloniais impuseram sua cultura sobre as colônias, muitas vezes buscando assimilar os povos colonizados à cultura dominante. Isso resultou na perda de identidade cultural e na marginalização de práticas e tradições locais.

Sincretismo cultural: Em alguns casos, ocorreu um processo de sincretismo cultural, com a fusão de elementos culturais coloniais e indígenas, resultando em novas formas culturais híbridas.

Consequências ambientais:
Exploração de recursos naturais:
A colonização frequentemente resultou na exploração intensiva e na degradação dos recursos naturais das colônias, levando a impactos ambientais negativos, como desmatamento, esgotamento de solos e poluição.

Perda de biodiversidade: A introdução de espécies estrangeiras e a alteração de ecossistemas nativos tiveram consequências negativas para a biodiversidade, resultando na perda de espécies e na destruição de habitats.

Exercícios
1-Quais são as consequências políticas da implementação do Sistema Colonial?
A) Perda de autonomia política e adoção de sistemas políticos estrangeiros.
B) Processos de descolonização e busca por autonomia política.
C) Domínio político das potências coloniais sobre as colônias.
D) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

2-Quais são as consequências sociais da colonização?
A) Desestruturação social, perda cultural e conflitos sociais.
B) Hierarquias raciais e segregação.
C) Deslocamento de populações e discriminação racial e étnica.
D) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

3-Quais são as consequências ambientais da colonização?
A) Exploração intensiva e degradação dos recursos naturais das colônias.
B) Perda de biodiversidade e destruição de habitats.
C) Impactos negativos como desmatamento, esgotamento de solos e poluição.
D) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

1-Gabarito: D) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
2-Gabarito: D) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
3-Gabarito: D) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

 

Henrique de Melo – Professor e Pedagogo

Está gostando das aulas?
Compartilhe!!

Ciências – 7º ano 24 aulas em PDF 1º Bim
Explore nosso conteúdo de Ciências para o 7º ano com...
Ciências – 9º ano 24 aulas em PDF 1º Bim
Explore nosso conteúdo de Ciências para o 9º ano com...
Ciências – 8º ano 24 aulas em PDF 1º Bim
Pesquisar ... Resultados Ver todos os resultados Facebook Youtube Instagram...
CIÊNCIAS – 6º ANO – 24 AULAS EM PDF – 1ºBIM
24 AULAS EM PDF – CIÊNCIAS 6º ANO 1ºBIM; Aproveite...
Questões de Concursos e entrevistas para Educação Infantil
Tema: Reflexões e Práticas na Educação Infantil: Preparando Educadores para...
direito
©2025 Resumo Para Aulas
Rolar para cima