Logo tipo - resumo para aulas

Células e a organização dos seres vivos - EF06CI06

As células e a organização dos seres vivos observam a  unidade básica de humanos, plantas, fungos e bactérias ou  seja todos os seres unicelulares ou pluricelulares.

Introdução

As células são  responsáveis por todas as funções vitais e estruturas que compõem um organismo. Ao longo da história da ciência, os cientistas fizeram descobertas importantes sobre a organização e a função das células.

Elas podem ser visualizadas por meio de várias ferramentas, como imagens impressas, imagens digitais, animações computadorizadas e instrumentos ópticos, como o microscópio. Essas diferentes técnicas permitem aos cientistas estudar a estrutura e a função das células em detalhes.

Classificação das Células

As células podem ser classificadas em dois tipos principais: as células procariontes e as células eucariontes. As células procariontes são mais simples e não possuem um núcleo definido. Já as células eucariontes são mais complexas e possuem um núcleo delimitado por uma membrana nuclear.

Dentro das células, existem várias estruturas especializadas chamadas organelas. Cada organela desempenha uma função específica que contribui para o funcionamento global da célula. Por exemplo, o núcleo contém o material genético (DNA) e controla as atividades da célula. As mitocôndrias são responsáveis pela produção de energia, enquanto o retículo endoplasmático está envolvido na síntese de proteínas.

Contexto da evolução Celular

A célula desempenha um papel fundamental. Acredita-se que as primeiras formas de vida na Terra eram unicelulares. Com o tempo, essas células evoluíram e deram origem a organismos multicelulares mais complexos. A evolução das células e a diversificação de suas funções permitiram o surgimento de uma variedade impressionante de organismos vivos.

Atividade sobre Células e organização dos seres vivos

Questão 1: Qual é a função principal das células?

  1. a) Produção de energia.
  2. b) Controle das atividades da célula.
  3. c) Síntese de proteínas.
  4. d) Diversificação de organismos vivos.

Questão 2: Como as células podem ser visualizadas pelos cientistas?

  1. a) Através de microscópios.
  2. b) Através de telescópios.
  3. c) Através de sondas espaciais.
  4. d) Através de imagens de satélite.

Questão 3: Como as células podem ser classificadas?

  1. a) Células unicelulares e pluricelulares.
  2. b) Células animais e células vegetais.
  3. c) Células procariontes e células eucariontes.
  4. d) Células humanas e células não humanas.

Gabarito:

Questão 1: b) Controle das atividades da célula.

Questão 2: a) Através de microscópios.

Questão 3: c) Células procariontes e células eucariontes.

Henrique de Melo – Professor e Pedagogo

Está gostando das aulas?
Compartilhe!!

Ciências – 7º ano 24 aulas em PDF 1º Bim
Explore nosso conteúdo de Ciências para o 7º ano com...
Ciências – 9º ano 24 aulas em PDF 1º Bim
Explore nosso conteúdo de Ciências para o 9º ano com...
Ciências – 8º ano 24 aulas em PDF 1º Bim
Pesquisar ... Resultados Ver todos os resultados Facebook Youtube Instagram...
CIÊNCIAS – 6º ANO – 24 AULAS EM PDF – 1ºBIM
24 AULAS EM PDF – CIÊNCIAS 6º ANO 1ºBIM; Aproveite...
Questões de Concursos e entrevistas para Educação Infantil
Tema: Reflexões e Práticas na Educação Infantil: Preparando Educadores para...
direito
©2025 Resumo Para Aulas
Rolar para cima