As teorias do evolucionismo, do criacionismo e da panspermia são diferentes perspectivas que buscam explicar a origem e a diversidade da vida. Aqui está um breve resumo sobre cada uma delas:
O evolucionismo é uma teoria científica que propõe que todas as formas de vida na Terra compartilham um ancestral comum e que as espécies mudam gradualmente ao longo do tempo por meio de processos naturais de seleção natural e mutação genética.
Essa teoria foi desenvolvida por Charles Darwin no século XIX e é amplamente aceita pela comunidade científica como a explicação mais plausível para a diversidade biológica observada.
O criacionismo é uma perspectiva baseada em crenças religiosas, que defende que todas as formas de vida foram criadas por uma entidade divina, geralmente associada a um Deus, de acordo com narrativas religiosas específicas.
De acordo com o criacionismo, a vida na Terra não é resultado de processos evolutivos, mas sim de uma criação divina intencional e sobrenatural.
A teoria da panspermia propõe que a vida na Terra pode ter se originado em outros planetas ou corpos celestes e que microrganismos ou material genético foram transportados por meio de meteoritos, cometas ou outras formas de dispersão interestelar.
Segundo essa teoria, os elementos essenciais para a vida teriam sido trazidos para a Terra por esses corpos celestes, possibilitando o surgimento e a evolução da vida em nosso planeta.
Questão 1: Qual teoria científica propõe que as espécies mudam gradualmente ao longo do tempo por meio de processos naturais de seleção natural e mutação genética?
Questão 2: Qual perspectiva baseada em crenças religiosas defende que todas as formas de vida foram criadas por uma entidade divina?
Questão 3: Qual teoria propõe que a vida na Terra pode ter se originado em outros planetas ou corpos celestes?
1-Gabarito: a) Evolucionismo.
2-Gabarito: b) Criacionismo.
3-Gabarito: c) Panspermia.
“Theories of Evolution” – University of California Museum of Paleontology (https://ucmp.berkeley.edu/history/evolution.html)
Professor e Pedagogo – Henrique de Melo